O QUE É BERLOQUE?
Eu aposto que você já ouviu falar sobre berloques ou pulseira de berloques por aí, mas você sabe o que é berloque?
O berloque ou charm, como também é chamado, é um pequeno enfeite do tipo pingente, normalmente usado em pulseiras e correntes.
A pulseira de berloques é lisa, podendo ser rígida ou não e é nela que colocamos os berloques!
SIGNIFICADO DO BERLOQUE
O que é berloque no contexto emocional? São acessórios que carregam apego pessoal ou sentimental, por isso, o significado de cada um varia conforme o que é importante para você.
As pulseiras de berloques podem ser chamadas de Pulseiras da Vida, pois contam com berloques que eternizam momentos marcantes na vida de quem usa.
Colecionar Berloques transcende qualquer significado pois pode representar uma conquista, uma nova fase, seu signo, a sua profissão, uma memória, alguém especial, um amuleto, uma viagem, um momento de emoção...
Inúmeros podem ser os significados e é justamente isso que a torna tão especial e única.
ONDE SURGIU O BERLOQUE?
Além de definir o que é berloque, vou te falar sobre o surgimento dele. Você sabia que o uso de berloques pode ter começado durante o período pré-histórico?
Nessa época ele era usado como uma forma de amuleto ou talismã para manter longe os maus espíritos e a má sorte, e eram feitos de conchas, ossos de animais e argila.
Um tempo depois seriam feitos de pedras preciosas, pedras e madeira.
Mas só no antigo Egito é que os berloques começaram a se parecer mais com os de hoje em dia, e eram usados para identificação e como símbolos de fé e sorte.
Já as primeiras pulseiras de berloques começaram a aparecer de 600 a 400 anos A.C e foram usadas pelos assírios, babilônios, persas e hititas.
Alguns séculos depois, a rainha Vitória do Reino Unido começou a usar as pulseiras, iniciando uma nova moda entre as classes nobres européias. A rainha foi fundamental para a popularização das peças na época, pois amava usar e dar como presente.
Uma das pulseiras da rainha foi um presente especial de seu marido, o príncipe Alberto, logo após o nascimento de sua amada filha, Vicky. Na pulseira havia um berloque de coração esmaltado com uma mechinha do cabelo da princesa. Fofo, não é mesmo?
OS TIPOS DE BERLOQUES
Berloque pingente - são aqueles que tem argolinha, ou passante, para colocar na pulseira, e ficam pendurados.
Berloque separador - São fabricados para que se encaixem diretamente na pulseira.
Berloque esmaltado - Possui detalhes coloridos feitos com esmalte.
Berloque com zircônia - são aqueles cravejados com pedrarias de zircônia, coloridas ou não.
Berloque em Prata Branca - são berloques com acabamento de cor branca-prata brilhante.
Berloque em Prata Envelhecida - o modelo é polido para dar um acabamento mais escuro, vintage.
AS PULSEIRAS DE BERLOQUE
Aqui na Danzi, temos dois modelos de pulseiras: com o fecho de coração e com o fecho tradicional.
Em ambas, a rigidez do fio é a mesma (semi-flexível), o que muda é apenas o formato do fecho.
E, além disso, você pode escolher com ou sem a corrente de segurança que é um item extremamente importante, mas isso é assunto para uma outra página!
COMO MONTAR A SUA PULSEIRA
1 - A primeira coisa a se fazer é escolher a pulseira de sua preferência aqui na Danzi, juntamente com a trava de segurança (que é muito importante para a segurança de seus berloques).
2 - Após escolher a pulseira, escolha os berloques pingentes que mais te agradam.
3 - Por último, escolha os berloques separadores que combinem com os pingentes, ou que sejam neutros.
Pronto, agora você conhece bem o que é berloque e como ele torna a sua pulseira em uma peça única e especial, montada especialmente para eternizar suas histórias!